Cursos Online de Moda: Quais eu fiz? Existem cursos online de Moda gratuitos?


Oi, pessoal! Sempre que estou conversando com alguém que me diz ter interesse em estudar certo curso superior mas não sabe bem se vai querer realmente estudar eu acabo sugerindo para a pessoa fazer um curso de curta duração na área que a pessoa pretende trabalhar. Eu, por exemplo, mesmo já estando certa de que queria estudar Moda na faculdade, fiz um curso de Desenhista de Moda no Senac antes de ingressar no curso superior. Sinceramente? Não poderia ter feito algo mais certo na vida. Esse curso de menor duração me ensinou não só a melhorar meu desenho de Moda, como me permitiu conhecer outras áreas da Moda que eu nem sequer tinha ideia que existiam.
Quando já estava cursando Moda na UFPI eu ainda queria fazer alguns minicursos para ampliar meu conhecimento da área. Apressada que sou não queria esperar para conhecer matérias e assuntos que eu só veria muitos semestres depois. Como já estava em aula e muitas vezes passava o dia inteiro na Universidade, resolvi procurar uns cursos de moda legais pra fazer na internet e, nesse post, apresentarei pra vocês todos que fiz e minha experiência em cada um deles.
Esse post é dedicado àqueles que não possuem tempo (ou dinheiro) para fazer um minicurso presencial e também àqueles que não possuem cursos de Moda na cidade onde moram. Agora, venham comigo!

COOLHUNTING - Escola São Paulo Online

Não sei se vocês já estudam Moda ou se são aspirantes a estudantes de Moda, mas assim que eu entrei no curso tive uma curiosidade imensa sobre o trabalho de um Coolhunter. Uma profissional da área deu uma palestra para os estudantes do curso, ainda no meu primeiro ano, e eu fiquei encantada. Conhecer uma profissão que eu nem sabia que existia até poucos meses antes, ver que você poderia ganhar dinheiro viajando e descobrindo o que seria tendência de consumo nos próximos meses ou anos.. Isso era incrível! Comprei um livro sobre isso já no início do curso, mas, como ainda tinha algumas dúvidas e curiosidades, resolvi fazer o curso.
Esse minicurso da Escola São Paulo Online é todo em vídeos, possui carga horária de 2h e 30 min e tem certificado online quando você assiste a mais do que 80% do conteúdo do curso. Não lembro quanto paguei na época, mas hoje o curso está custando R$ 169,90. Acho que vale a pena? Cara, se você tiver essa grana e quiser conhecer o trabalho de um coolhunter de forma rápida e objetiva, vá em frente. O conteúdo do curso é muito bom. Mas, Su, eu não tenho essa grana. Então eu recomendaria você a: 1) Pesquisar mais na intetnet sobre o assunto (em breve, inclusive, terão posts e vídeos sobre isso, então aguenta aí) ou 2) Comprar um livro da Editora Senac chamado Coolhunters, porque é mais barato e tem muita informação útil sobre o assunto.


CONSULTORIA EM MODA - Portal Educação
No decorrer do curso na faculdade, eu fui me identificando com a área de Consultoria de Moda e como no meu curso não tinha uma disciplina específica para isso eu fui pesquisar na net para ver se eu encontrava algum curso sobre o assunto. O mais em conta para minha situação financeira da época que não era nada boa foi o curso do Portal Educação, então eu analisei o conteúdo programático do curso, a quantidade de horas e o dinheiro que tinha que investir até decidir realmente começar o curso.
O curso de Consultoria em Moda do Portal Educação tem seu conteúdo inteiro em arquivos de textos (o que pra mim foi ótimo porque eu pego melhor o conteúdo se eu ler e reler várias vezes) e possui uma carga horária de 30 horas. O certificado do curso na época que eu cursei era físico e era enviado numa embalagem de canudinho ao final do curso. Hoje, porém, não é mais assim. O certificado gerado pelo curso, após o aluno completar mais de 60% do exame final, é digital.
Eu, particularmente, não gostei dessa atualização. Tá certo que hoje em dia todos seus certificados precisam ser digitalizados de qualquer forma para apresentar às empresas contratantes, mas eu gostei tanto da versão impressa do que recebi que se pudesse escolher escolheria receber o certificado impresso de todo jeito. O certificado digital vale da mesma forma, então é só questão de gosto mesmo.
Se eu acho que vale a pena? Com certeza! Você aprende muito sobre toda essa parte de consultoria de moda, estilos e como as roupas podem se adaptar aos mais variados estilos. Fora que a quantidade de horas desse certificado é incrível, né? Quando você tiver fazendo a faculdade de Moda, inclusive, pode cadastrá-lo nas horas complementares e já te ajuda bastante.

Existir, existe. Mas eu não posso falar de nenhum deles porque não fiz...Ainda. Por isso, vou atrás desses cursos online (com e sem certificado) e vou experimentar pelo menos um de cada plataforma de ensino que disponibiliza para saber se funciona, se o conteúdo é bacana, se tem certificado, se é seguro e, principalmente, se vale a pena. Então assim que eu fizer isso, volto aqui no blog e faço outro post para vocês só com a minha análise desses cursos online gratuitos de Moda, combinado?

Espero que você, leitor entusiasta da Moda, tenha gostado desse post. Me conta nos comentários se você já quis fazer algum curso de moda online, se fez e gostou de algum ou se tem alguma dúvida ou sugestão para fazer sobre futuros posts por aqui. Um beijo e até a próxima!

14 comentários:

  1. Amei o post sou estudante de pedagogia e também estou fazendo vários cursos online.

    ResponderExcluir
  2. Quando tava no ensino médio fiz um curso gratuito de Consultoria De Moda no site Prime Cursos, ele foi todo á distância. Olhando agora, eu poderia ter aproveitado mais se tivesse algumas aulas presenciais, mas pra quem tava começando a se interessar pela área, foi ótimo, me abriu os olhos pra parte histórica e comercial da moda.
    Adorei o post Su, e já vou salvar nos favoritos pra acompanhar sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! Eu prefiro cursos presenciais. Mas na questão da grana e de flexibilidade de horários os cursos online são melhores.
      Muito obrigada por vir aqui, amiga! <3 Tu é demais!

      Excluir
  3. Oi Suzana! Minha colega de profissão, rs.
    Eu sou formado em moda também, diferente de você, quando eu sai da escola, já entrei direto na faculdade de moda sem nunca ter feito nenhum outro curso antes relacionado a isso. Durante a faculdade, fiz modelagem no Senai, e foi um curso incrível!
    Eu também tenho um post no meu blog falando sobre a faculdade de moda, eu acho super válido as pessoas saberem que uma faculdade de moda não te faz só um estilista, mas sim varias outras coisas.
    Adorei seu post!

    http://www.leonardodantas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo do céu! Que blog lindo o teu!
      Acho mesmo super importante as pessoas saberem quantas profissões pode exercer um Bacharel em Design de Moda <3
      Obrigada pelo comentário!! Sucesso!

      Excluir
  4. Arrasou. Me interessei Muito pelas dicas. Quero muito seguir nessa profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, amiga! Que bom que você gostou! Espero trazer mais conteúdos que te interessem e te ajudem de alguma forma! <3 Beijo!

      Excluir
  5. Su, que post de utilidade pública ❤️
    Adorei saber os cursos que você fez, super dicas! E amei o seu blog, amorzinho.

    Beijão da Supimpa Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAA obrigada pela visitinha, amiga!
      Quero trazer umas coisinhas bem de utilidade pública mesmo rs
      Bjo, lindona!

      Excluir
  6. Que legal, eu fiz Produção de moda mas não gostei :(

    Bju

    http://www.coisasdaisa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O que eu acho legal desses cursos de curta duração é justamente pra gente ter uma noção se vai gostar da área ou não, né? ahusashua Melhor pra gente ter uma noção antes de entrar de cara numa faculdade de Moda e se arrepender. Obrigada pelo comentário, Isabela <3

      Excluir
  7. Boa tarde,
    Como está?
    Ai que bom te ver por aqui de novo!

    Eu faço administração mas moda é uma área que me interessa. Pretendo, um dia, fazer com o meu blog Rimas Do Preto esteja desfilando nas ruas em formas de camisetas, quem sabe vestidos.
    Por enquanto, só poderia realizar cursos onlines e gratuitos para me aprofundar no assunto :)

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrooooo! Quanto tempo!
      Tô bem, cara. E você?
      Nossa, então esses minicursos são ideais pra ti!
      Pq são objetivos e rápidos e te dão uma noção para começar o negócio.
      Quando der início a essa empreitada me avisa que eu quero conhecer!
      Beijos! Obrigada pela visita!

      Excluir