Como ser mais criativo em 3 passos


Oi, pessoal! Há alguns meses eu ministrei um curso gratuito de Processos Criativos para uma turma de alunos e egressos de escolas públicas em Igarapé Grande (MA). O curso foi incrível! Todos os alunos estavam super dispostos a aprender e a compartilhar o que sabiam com os outros. Muitos vieram me dizer que o curso tinha ajudado bastante a expandir a criatividade deles e estava auxiliando em diversos momentos da vida de cada um. Eu fiquei tão feliz que minha intenção era ter feito mais turmas e em outras cidades do Maranhão, porém tive que me mudar pra SP e esse projeto foi adiado.
Então, já que não tenho como ministrar um minicurso pra cada cidade do Maranhão (por enquanto), resolvi escrever esse post bem curtinho e objetivo para ajudar vocês a aumentarem a criatividade de vocês fazendo 3 coisas super simples e que podem ser postas em prática no dia-a-dia de cada um de vocês. Já vou adiantar pedindo para caso vocês gostem do post compartilhar com um amigo porque isso ajuda muito na divulgação do blog e me incentiva ainda mais para trazer um conteúdo bacana, útil e diferente para vocês ;)

Quem não adora assistir um filme? Ou fazer aquela maratona de série no final de semana? Aproveite essa hora de lazer para ir além da história do filme e olhe para os detalhes. Perceba as cores do filme, como elas são colocadas em diferentes cenas e a ênfase emocional que cada uma dá à cena ou ao personagem. Ouça a trilha sonora com atenção, veja se você consegue identificar o autor da música e a que época ela remete. Preste atenção nos detalhes da cena, como figurino, maquiagem, composição dos objetos nos cenários e o que eles dizem sobre a cena que está se passando.

Muita gente não tem o costume de ler, mas deveria. O clichê "a leitura dá asas a imaginação" não poderia ser mais importante para descrever como esse tipo de atividade aumenta a criatividade de quem está lendo. Já costuma ler? Então que tal pegar um livro de estilo diferente do que você costuma ler? Sei que parece "arriscado" mas você pode acabar gostando e tendo várias ideias ao longo do romance e aproveita para exercitar sua percepção. Sabe desenhar ou gostaria de aprender? Durante a leitura note como o autor descreve cada personagem. Utilize algum meio (desenhar, criar alguma música ou até mesmo escrever) para demonstrar como você entendeu o que o autor disse sobre o personagem e sua personalidade. Isso vai exercitar sua percepção e soltar mais a sua imaginação.

A gente nunca sabe o que pode nos inspirar e, por vezes, achamos que somente uma viagem ou algo fora da nossa rotina pode ser fonte de inspiração. É aqui que erramos. A rotina faz com que nós façamos tudo muito no automático, nos fazendo esquecer que, por mais que exista uma sequência comum no nosso dia-a-dia, cada dia é único. Sabe aquela rua que você passa todos os dias? Começa a observar todos os dias algo que você não percebeu no dia anterior. Seja uma planta diferente, uma textura do muro, uma situação inusitada... Perceba que a beleza pode estar em pequenas coisas e situações e você só precisa observar com mais cuidado.

E essas foram as minhas dicas para aumentar a criatividade de vocês. Gostaram? Tentei ser objetiva e dar sugestões que possam encaixar no dia-a-dia de todo mundo. Tem muitas outras formas de ser mais criativo, então, se vocês gostam de posts como esse me digam aqui nos comentários para que eu possa trazer mais conteúdo desse tipo. Se vocês resolverem testar essas dicas me dêem o feedback, digam se funcionou ou não, quero saber a opinião de vocês. Ah! E aproveita pra compartilhar com aquele seu amigo que está com um bloqueio criativo. Aguardo vocês no próximo post! Um beijo e até a próxima!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. KAAAAAA TU POR AQUI! <3 <3
      Tu é a criatividade em pessoa, miga. hahaha

      Excluir
  2. Eu pratico as três dicas. Uma coisa que eu reparo muito é no que estou assistindo, na forma, nas cores que são usadas para passar determinada mensagem. Acho importante reparar em coisas assim. Quando estou lendo, percebo a linguagem utilizada pelo autor, como ele consegue passar de um personagem ao outro com naturalidade. Acho que tudo isso me ajuda muito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Já pratico os três, principalmente ler já li mais de 800 livros na vida. E realmente me ajuda a ser mais criativa.

    ResponderExcluir
  4. Três dicas ótimas. Assisto os filmes e as séries e quero fazer posts sobre os meus episódios favoritos e eu sempre fico procurando informações sobre os atores, rs. (pq sou maluca mesmo). Amei o post.

    Beijos, Thayná
    https://blognegalouca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ADUREI AS DICAS
    A NUMERO UM EU SEMPRE FAÇO
    ADOREI O POST BJOS

    ResponderExcluir